O embargo de críticas foi levantado para Um Filme Minecraft e, até agora, elas são amplamente mistas. Na verdade, ele chegou ao Rotten Tomatoes com 53%, uma pontuação "Rotten" que pode resultar em se tornar o mais recente lançamento de grande orçamento de 2025 a ter desempenho abaixo do esperado graças a críticas negativas.
Se isso acontecer, é uma má notícia para a Warner Bros. Pictures e, mais especificamente, para os atuais chefes de estúdio Michael De Luca e Pamela Abdy. David Zaslav já estaria explorando alternativas de liderança depois que filmes como Joker: Folie à Deux e Mickey 17 fracassaram, então outro fracasso selará seu destino (e pode ser uma boa notícia para o atual co-CEO da DC Studios, Peter Safran).
53% coloca A Minecraft Movie no mesmo patamar de Rampage, Tomb Raider e Mortal Kombat. No entanto, também não fica muito atrás dos 59% de Super Mario Bros. O Filme, que conseguiu arrecadar mais de US$ 1,3 bilhão em todo o mundo em 2023 com uma pontuação similarmente "Rotten".
A análise do The Hollywood Reporter conclui: "Vivemos em um mundo de reinicializações de baixo esforço, remakes desnecessários e filmes operando como extensões de marcas corporativas. Outro desses projetos glutões não é nenhuma surpresa. O que torna Um Filme Minecraft tão desanimador é como ele falha em despertar a imaginação, traindo um princípio fundamental do jogo no qual é baseado."
A Variety acrescenta: "Parte disso é divertido, mas, como o resto de 'Um Filme Minecraft', nunca parece importante. No entanto, não é um insulto dizer que, neste caso, isso pode ser mais verdadeiro do que não para o espírito de um videogame que transforma a vida em uma versão estúpida de si mesma."
Jack Black é elogiado pela Total Film, assim como as "sensibilidades indie" do cineasta Jared Hess. A crítica observa: "Os efeitos especiais poderiam ser melhores, assim como os papéis femininos. Mas esta continua sendo uma aventura de fantasia divertida que faz um trabalho leve do que pode parecer um material de origem pouco promissor."
O The Guardian, por sua vez, ficou desapontado ao ver que ele não conseguiu atingir os mesmos patamares de Dungeons and Dragons, mas o chamou de "uma experiência agradável, embora agitada".
O Screen Rant diz que é "vazio demais para ser pensado duas vezes, o que é uma pena, considerando que tinha algum potencial".
O IGN explica: "Tematicamente, Um Filme Minecraft oferece uma lição básica sobre o mundo ser o que você quiser, mas Jack Black e Jason Momoa, em particular, o vendem com muito entusiasmo cômico."
Então, uma mistura em termos de avaliações. Só o tempo dirá o quão à prova de crítica uma propriedade como Minecraft é e se essa adaptação para a tela grande é um chamariz grande o suficiente neste próximo fim de semana, particularmente depois que Capitão América: Admirável Mundo Novo e Branca de Neve tiveram desempenho abaixo do esperado (os cinemas continuam precisando desesperadamente de um sucesso).
Bem-vindo ao mundo do Minecraft, onde a criatividade não ajuda apenas a criar, é essencial para a sobrevivência! Quatro desajustados - Garrett "The Garbage Man" Garrison, Henry, Natalie e Dawn - se encontram lutando com problemas comuns quando são subitamente puxados por um portal misterioso para o Overworld: um país das maravilhas bizarro e cúbico que prospera na imaginação.
Para voltar para casa, eles terão que dominar este mundo (e protegê-lo de coisas malignas como Piglins e Zumbis também) enquanto embarcam em uma jornada mágica com um artesão inesperado e especialista, Steve. Juntos, sua aventura desafiará todos os cinco a serem ousados e a se reconectarem com as qualidades que tornam cada um deles exclusivamente criativo... as mesmas habilidades de que precisam para prosperar de volta no mundo real.
Com um elenco liderado por Black (Super Mario Bros. O Filme) e Jason Momoa (Aquaman 2: O Reino Perdido), Um Filme Minecraft também é estrelado por Emma Myers ( O Procurado ), Danielle Brooks ( Operação Babá ), Sebastian Eugene Hansen ( Luta por Justiça ) e Jennifer Coolidge ( The White Lotus ).
Um Filme Minecraft será lançado nos cinemas em 3 de abril de 2025.