Os apreciadores de domínio público agora podem fazer uso do Popeye e ainda mais do Mickey Mouse em 2025. O início de um novo ano traz consigo novas adições ao domínio público, o que permite o uso gratuito de propriedades intelectuais populares que antes estavam bloqueadas sob proteções de direitos autorais. Mickey Mouse e Minnie Mouse entraram para o domínio público em 2024, 95 anos após o lançamento do curta animado Steamboat Willie. 2025 traz ainda do Mickey Mouse para o domínio público, e será acompanhado pelo Popeye original.
Obras de arte de 1929 e gravações sonoras de 1924 estão agora disponíveis para uso gratuito nos Estados Unidos. Esta lista inclui livros, músicas, curtas e filmes, e há alguns criadores de renome cujas obras agora estão disponíveis para serem agarradas. Por exemplo, A Farewell to Arms, de Ernest Hemingway, e Seven Dials Mystery, de Agatha Christie, estão agora em domínio público. Quanto ao Popeye, sua entrada de domínio público vem da tira em quadrinhos Gobs of Work, do Thimble Theatre, de EC Segar. A primeira aparição falante do Mickey Mouse em The Karnival Kid perde sua proteção de direitos autorais, e as luvas brancas características do Mickey estão agora disponíveis em domínio público, juntamente com 11 curtas do Mickey.
Outras obras notáveis da Disney em domínio público em 2025 são o primeiro curta da Disney, “Silly Symphonies”, intitulado “The Skeleton Dance”, dirigido por Walt Disney e animado por Ub Iwerks.
O domínio público funciona mantendo as obras sob proteção de direitos autorais por um período de tempo definido. Uma vez que esse tempo expira, qualquer um é livre para usá-lo e construí-lo em domínio público. Essas regras foram escritas na Constituição dos EUA sob a cláusula de propriedade intelectual, "para promover o progresso da ciência e das artes úteis". Algumas dessas coisas podem ser um pouco complicadas, e Mickey Mouse é um excelente exemplo. Sua entrada no domínio público em 2024 só se enquadra em sua aparição em Steamboat Willie em 1928, menos as de luvas brancas. Elas estrearam em 1929, o que significa que se qualquer obra de domínio público do Mickey Mouse tentasse usar as luvas brancas antes de 2025, elas poderiam ser atingidas por uma violação de direitos autorais.
Em 2026, o domínio público dará as boas-vindas a Betty Boop, ao cão de confiança do Mickey Mouse, Pluto, à amiga Clarabela e a Nancy Drew.
Tags
Notícia