As primeiras críticas de Lobisomem foram divulgadas e são sobre o que você esperaria de um lançamento de terror em meados de janeiro. Apesar do forte histórico de Leigh Whannell como cineasta e seu sucesso estrondoso com O Homem Invisível em 2020, Lobisomem parece estar chegando mais com vaias do que com aplausos. Em 15 de janeiro, Lobisomem atualmente ostenta uma pontuação crítica mediana de 59% com 68 avaliações no Rotten Tomatoes, deixando uma parcela significativa de críticos decepcionados. Embora essa pontuação ainda seja um tanto respeitável para qualquer novo lançamento em janeiro, é um grande rebaixamento da classificação crítica certificada de 91% que Whannell teve para O Homem Invisível.
Com um histórico impressionante de escrever, produzir, dirigir e até estrelar filmes de terror de sucesso, é seguro dizer que Whannell merecia ter mais liberdade quando se tratava de deixá-lo contar suas histórias assustadoras. Então foi um tanto revelador quando Lobisomem foi mandado pra caixinha em 2024. Foi anunciado no início do ano passado que Lobisomem seria adiado de sua data de lançamento original de outubro de 2024 para janeiro deste ano, possivelmente sinalizando que a Blumhouse e a Universal Pictures tinham preocupações crescentes com seu remake clássico de terror. E de acordo com as primeiras análises, essas preocupações parecem ter sido válidas.
Tentando causar uma boa impressão
Além de dirigir Lobisomem, Whannell também co-escreveu o filme com sua parceira de roteiro e esposa, Corbett Tuck. O filme é estrelado por Christopher Abbott como Blake, um homem que herda sua remota casa de infância na zona rural do Oregon quando seu próprio pai desaparece e é dado como morto. Quando Blake convence sua esposa Charlotte ( Julia Garner ) a dar um tempo da cidade e visitar a propriedade com sua filha, Ginger (Matlida Firth), um pesadelo começa a se desenrolar. Enquanto a família segue para a casa da fazenda no meio da noite, eles são atacados por um animal de algum tipo. Em uma tentativa desesperada de se defender e sair vivos, eles se barricam dentro de casa enquanto o animal tenta entrar. Mas ao longo da noite, Blake começa a sentir uma mudança se formando dentro de seu corpo, forçando Charlotte a resolver o problema por conta própria.
O roteiro de Whannell e Tuck dá um toque moderno ao clássico filme de monstros de 1941, O Lobisomem. Os dois filmes compartilham um nome semelhante e têm cenários centrados em locais remotos, mas é aí que as semelhanças terminam. Enquanto muitos críticos admiram a tentativa de Whannell de criar um conto de monstros misterioso e cheio de terror, eles argumentam que o filme não consegue encontrar seu equilíbrio e nunca consegue se distinguir de filmes semelhantes. Enquanto os críticos apontam para Abbott e Garner por suas performances de destaque, seus personagens os deixam querendo mais, sugerindo que Lobisomem entrega uma história que não se desenvolve por completo. Se há uma coisa pior do que fazer um filme ruim, é fazer um filme esquecível.
Não correspondendo ao hype
Desde que o Lobisomem foi o primeiro rumor em 2014, o filme teve que percorrer uma estrada muito longa e sinuosa para ser feito. Em 2016, houve rumores de que Dwayne Johnson estava cotado para estrelar o filme. Mas quando esses rumores fracassaram, o filme apenas vagou pelo inferno do desenvolvimento. Em 2021, o diretor de The Place Beyond The Pines, Derek Cianfrance, foi trazido a bordo para assumir o comando do projeto. Melhor ainda, Ryan Gosling também foi escalado para estrelar o filme. O que mais você poderia pedir?
Mas quando Cianfrance e Gosling saíram do filme em 2023, parecia que Lobisomem não seria nada mais do que uma lenda urbana. Então, quando Whannell assumiu as rédeas em dezembro de 2023, parecia quase bom demais para ser verdade. Whannell estava saindo de seu aclamado filme pela crítica, O Homem Invisível. Esse filme também conseguiu arrecadar mais de US$ 140 milhões nas bilheterias globais com um orçamento de apenas US$ 7 milhões. Parecia que Whannell tinha tudo a seu favor. Mas o júri ainda está decidido a ver se Lobisomem será capaz de se recuperar de sua série de críticas decepcionantes. Todo mundo gosta de uma boa história de azarão, certo?
Você poderá assistir o filme Lobisomem e julgar por si mesmo quando o filme chegar aos cinemas em 16 de janeiro.