O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim é um anime original. No filme, retornaremos à Terra-média para uma história que revela o destino da Casa de Helm Hammerhand, o lendário Rei de Rohan. Como em qualquer outro gênero ambientado no mundo icônico trazido à vida anteriormente na trilogia O Senhor dos Anéis (baseada nos reverenciados livros de J. R. R. Tolkien), as expectativas são altas.
Esses números foram levantados graças ao retorno de Peter Jackson como produtor; Kamiyama ( Blade Runner: Black Lotus ) está na cadeira de direção e o filme gerou muita empolgação entre os fãs da Terra-média desde que foi anunciado. Com a primeira leva de avaliações contadas, temos uma pontuação inicial no Rotten Tomatoes. O filme que estava com 61% no agregador de avaliações Rotten Tomatoes, agora, no momento em que escrevo, ele está com 62%. Confira as principais avaliações abaixo:
A Variety diz que o filme "[é] dificilmente suficiente para justificar um lançamento nos cinemas... mas [ele] faz a ponte entre 'O Hobbit' e o próximo 'A Caçada a Gollum' de Jackson." O Hollywood Reporter acrescenta: "Aqueles que não estão familiarizados com as minúcias de Tolkien ainda poderão aproveitar A Guerra dos Rohirrim em seus próprios termos de narrativa visualmente grandiosa e mítica, mesmo que eventualmente pareça longo demais com 134 minutos."
O Wrap também teve poucos elogios. "'O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim' parece um trabalho rápido direto para o vídeo que saiu um pouco do controle, e agora tem que ser exibido para um público de cinema que dificilmente perdoará suas muitas falhas aleatórias. É difícil ficar bravo com este filme, mas é tão fácil ficar desapontado."
Empire conclui seu veredito de 3* com, "Esta é uma jornada inesperada para a Terra-média na tela. Nunca chega perto das alturas da trilogia de Jackson — poucos chegam — mas em meio a um encontro confuso de mundos, há momentos emocionantes." Total Film dá meia estrela a menos que isso; "O que poderia ter sido um experimento emocionante em contar uma nova história em um universo amado de uma forma muito diferente parece fortemente comprometido", explica o site.
A IGN dá nota 6/10: "O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim é uma ideia fascinante com uma execução sem brilho, mais interessante como conceito do que como uma releitura real de uma das lendas famosas da Terra-média."
Recebemos a mesma pontuação da Slash Film em uma análise que afirma: "Para uma história tão cheia de tragédia, traição e cenas de batalha gloriosas como esta, no entanto, muito do material parece um 'O Senhor dos Anéis' diet."
Enquanto isso, TheOneRing.net, encontrou mais para aproveitar. "Eu avalio isso com um sólido 8,5 de 10 com elogios focados no uso de cor, enquadramento de composições, ótimo ritmo, clareza das motivações dos personagens, música adorável e o tratamento geral sério do conto trágico de Tolkien com verossimilhança emocional", conclui o site de fãs.
O ComingSoon.net chama A Guerra dos Rohirrim de "bonita, mas previsível" e o IndieWire lhe dá uma nota C- com um brutal: "Nem preciso dizer que faz muito sentido que a lenda de Héra tenha sido esquecida quando Aragorn e seus amigos chegam ao reino de seu pai, cerca de dois séculos depois."