As primeiras críticas de Nosferatu, de Robert Eggers, chegaram ontem à noite e agora você pode conferir a pontuação no Rotten Tomatoes para o tão aguardado retorno do cineasta ao terror. O filme está em 93% com base em 59 avaliações. É difícil dizer se o filme encontrará um público mainstream durante as férias, embora alguns puristas do terror provavelmente ficarão chateados com as supostas mudanças feitas na aparência do Conde Orlok.
Eggers sempre se saiu muito bem no Rotten Tomatoes, com A Bruxa (93%), O Farol (90%) e O Homem do Norte (90%), todos "Certified Fresh".
Orlok foi mantido deliberadamente em segredo na campanha de marketing desta nova versão de Nosferatu (o estúdio faz questão de que não seja chamado de "remake"), e Eggers recentemente abordou sua abordagem ao vampiro icônico em uma entrevista ao Deadline.
"Vampirismo e Drácula é algo em que tenho pensado e olhado por um longo tempo", explicou o cineasta. "Eu tinha lido Montague Summers [o clérigo estudioso que escreveu sobre o ocultismo] quando adolescente, e muitos outros autores de histórias sobre vampiros, mas acho que, até eu começar a fazer Nosferatu, eu ainda estava muito contaminado pelos tropos cinematográficos."
"E então, você está infundindo coisas que você está lendo com tropos cinematográficos que não estão lá. Ao fazer a pesquisa para escrever este roteiro, eu precisava ser disciplinado para esquecer o que eu sabia. E então, você começa a olhar para os relatos de vampiros realmente antigos, e você fica tipo, 'Eles nem estão bebendo sangue, eles estão apenas estrangulando pessoas, ou sufocando pessoas, ou f*dendo-as até a morte.' E isso foi realmente interessante."
"Como seria um nobre morto da Transilvânia?" Eggers continuou. "Foi basicamente de onde eu comecei, e eu queria ainda reconhecer o design de maquiagem de Max Schreck."
Uma nova versão de F. W. Murnau de 1922 e de Werner Herzog de 1979, Nosferatu é um conto gótico de obsessão entre uma jovem assombrada e um vampiro aterrorizante apaixonado por ela, causando um horror incalculável em seu rastro. Escrito para o cinema e dirigido por Robert Eggers, Nosferatu é estrelado por Bill Skarsgård, Nicholas Hoult, Lily-Rose Depp, Aaron Taylor-Johnson, Emma Corrin, Ralph Ineson, Simon McBurney e Willem Dafoe.
Nosferatu estará nos cinemas em dezembro.