Morre aos 89 anos Maggie Smith, atriz de Harry Potter

 

Dame Maggie Smith, a adorada atriz reconhecida por seus papéis nas franquias Harry Potter e Downton Abbey, faleceu. Ela tinha 89 anos. Smith, que por décadas foi uma das atrizes britânicas mais prolíficas e aclamadas do planeta, ganhou um Oscar e um BAFTA por seu papel em Primavera de uma Solteirona, de 1969. Seus filhos, Chris Larkin e Toby Stephens, anunciaram seu falecimento hoje, dizendo que ela havia morrido em um hospital de Londres na sexta-feira de manhã, horário local.


"Uma pessoa intensamente reservada, ela estava com amigos e familiares no final. Ela deixa dois filhos e cinco netos amorosos que estão devastados pela perda de sua mãe e avó extraordinárias" , disseram Larkin e Stephens em uma declaração emitida por seu agente (via The Daily Mail ).


Smith começou sua carreira no palco e foi aclamada por suas performances no West End de Londres e na Broadway por anos. Além de fazer seu nome em Mary, Mary, Othello, Private Lives e mais, ela mergulhou no trabalho de tela, onde ela não fez apenas Miss Jean Brodie, mas outros sucessos como California Suite, Uma Janela para o Amor, Assassinato em Gosford Park e O Exótico Hotel Marigold.


Já uma das artistas mais estimadas de sua geração, Redgrave teve um renascimento no final de sua carreira, com milhões de novos fãs a encontrando pela primeira vez como a Condessa Violet Crawley em Downton Abbey e a Professora Minerva McGonagall nos filmes Harry Potter da Warner Bros.


Em 1990, ela foi nomeada Dama Comandante do Império Britânico, uma honra rara.


Smith nasceu em Ilford, Essex, em 1934, e frequentou a Oxford School for Girls, e depois a Oxford Playhouse School, onde estudou teatro. Em 1952, ela começou a aparecer em produções teatrais na Universidade de Oxford, e eventualmente foi convidada a se juntar ao New Faces of 1956, um show de variedades da Broadway. No ano seguinte, ela fez sua estreia no cinema em Sem Saida, antes de voltar aos palcos e se juntar ao elenco de The Old Vic. Lá, ela apareceu em peças como "As You Like It", "Richard II", "The Merry Wives of Windsor" e "What Every Woman Knows".


Em 1963, ela estrelou ao lado do lendário casal de celebridades Richard Burton e Elizabeth Taylor no filme Gente Muito Importante, então no ano seguinte ela foi cabeça a cabeça com Ann Bancroft no filme Crescei e Multiplicai-vos. Daquele ponto em diante, Smith dividiria seu tempo entre o palco e a tela, ganhando aclamação de ambas as indústrias.


Smith se juntou à National Theatre Company, interpretando o papel de Desdemona em "Othello", um papel pelo qual ela mais tarde ganhou uma indicação ao Oscar quando o show foi adaptado para o cinema. Para o National Theater, ela também apareceu em "Hay Fever", "Much Ado About Nothing", "Hedda Gabler", pelo qual ela ganhou seu segundo prêmio Evening Standard em 1970 (o primeiro veio por "The Private Ear/The Public Eye" no início de sua carreira). Ela ganharia um terceiro em 1981 pelo papel-título em "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?" e um quarto por "The Way of the World" de 1984, dando a ela o prêmio Evening Standard em três décadas. Ela também foi indicada para dois prêmios Tony (um por "A Canção Inesquecível" e outro por "Private Lives").


Ela recebeu uma segunda indicação ao Oscar por Viagens com Minha Tia, e então mergulhou na comédia não apenas com California Suite (que lhe rendeu um Oscar), mas com o clássico cult Assassinato por Morte. Ela também teve seu primeiro papel memorável de "gênero", como Thetis em Fúria de Titãs de 1981.


Ela teve uma série de atuações memoráveis ​​na década de 1980 em filmes como Meu Reino Por um Leitão (que lhe rendeu um prêmio BAFTA de melhor atriz), Uma Janela para o Amor, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, e Paixão Solitária, que lhe rendeu outro BAFTA.


Doenças crônicas diminuíram seu ritmo, mas não reduziram a qualidade de seu trabalho, e Smith ganhou um Tony Award por "Lettice and Lovage", um papel que foi escrito para ela. Ela apareceu logo depois em Hook - A Volta do Capitão Gancho, O Jardim Secreto e nos filmes Mudança de Hábito. Ela apareceu ao lado de Ian McKellen em Ricardo III e Cher em Chá com Mussolini.


Ela ganhou um Emmy Award pelo filme da HBO de 2003 My Life in Umbria, e mais dois alguns anos depois quando se juntou a Downton Abbey. Ela também lutou contra o câncer de mama durante a produção dos filmes Harry Potter, mas entrou em remissão há cerca de 15 anos.


Smith deixa dois filhos, os atores Christopher Larkin e Toby Stephens, e netos. Que Deus conforte o coração de seus familiares e amigos nesse momento.



Postagem Anterior Próxima Postagem