Madame Teia , a última entrada na lista de filmes adjacentes do Aranhaverso da Sony, está preparada para trazer uma série de personagens da Marvel para o live-action pela primeira vez. Dirigido porbSJ Clarkson, Madame Teia junta-se a nomes como Venom , Morbius e o próximo Kraven, o Caçador, no mundo dos filmes do Aranhaverso sem o Homem-Aranha (por enquanto). Dakota Johnson interpreta o papel titular de Cassandra Web, uma paramédica clarividente que luta para controlar suas novas habilidades psíquicas para evitar um futuro sombrio.
Ezekiel Sims, o vilão do filme
Tahar Rahim interpreta Ezekiel Sims , um homem com o poder da premonição, determinado a deter um grupo de jovens antes que elas adquiram seus poderes de Mulher-Aranha. Ele é capaz de prever sua morte e parece estar disposto a fazer o que for preciso para mudar seu destino. Nos quadrinhos, Madame Teia tem o mesmo nome e possui um conjunto semelhante de poderes místicos, mas sua forma mais conhecida é apresentada como uma idosa cega presa a um sistema de suporte de vida semelhante a uma teia. Na mesma linha, Ezekiel Sims assume uma forma muito diferente nos quadrinhos do que vimos em Madame Teia até agora. Ezequiel é um dos personagens mais peculiares do Aranhaverso . Vamos entrar em suas origens e descobrir exatamente quem é Ezekiel Sims.
Quem é Ezekiel Sims na Marvel Comics?
Ezekiel Sims apareceu pela primeira vez em 2001 em The Amazing Spider-Man vol. 2 #30 . Em sua essência, Ezequiel abriu o Aranhaverso em todo o seu potencial, conectando o Homem-Aranha a seus colegas, amigos e inimigos, através das dimensões. Quando o conhecemos, ele é um homem relativamente mais velho, um empresário rico que (como muitos membros do círculo do Homem-Aranha) dirige uma empresa abastada. Anos antes, ele participou de algum tipo de ritual misterioso que lhe concedeu seus poderes (nos quais falaremos em breve). Após o ritual, Ezequiel tomou conhecimento dos totens-aranha, que eram uma conexão mística entre o espírito de uma aranha e o da pessoa que manejava suas habilidades. Isso abriria a porta para uma tradição contínua em torno de um conjunto mais amplo de totens de animais e dos vários vilões e heróis ligados a eles.
Com a ajuda de sua corporação e vantagem financeira, Ezequiel descobriu a verdadeira identidade do Homem-Aranha como Peter Parker. Ezequiel acreditava que o encontro de Peter com a aranha radioativa não foi um evento de mero acaso, mas sim um momento de conexão espiritual entre Peter e o totem-aranha, no qual a aranha deliberadamente passou seus poderes para Peter antes de ser morto pela radiação.
Quais são os poderes de Ezekiel Sims?
Se o traje que o filme Madame Teia deu a Ezequiel não for uma indicação suficiente, o conjunto de poderes de Ezekiel Sims é incrivelmente semelhante ao do Homem-Aranha . Suas habilidades, adquiridas pelos meios ritualísticos citados, incluem superforça, agilidade, durabilidade e até uma forma de pegajosidade, que lhe permite aderir a superfícies como uma Aranha.
Ezequiel também tinha um dom de premonição, que rivalizava com o sentido de Aranha de Peter, embora seu dom fosse mais vagamente sobre ameaças recebidas do que um sistema de alerta bem ajustado como o de Peter. Ezekiel, assim como a Madame Teia , tinha uma forma física que desafiava o tempo. Embora seu cabelo fosse grisalho e sua figura não fosse a de um jovem, ele era muito mais velho do que sua aparência deixava transparecer. Além de suas super habilidades, Ezekiel Sims usou sua fortuna e sua incrível inteligência para realizar feitos impressionantes, descobrindo conhecimentos do mundo sobrenatural que frequentemente lhe dariam uma vantagem.
Ezekiel Sims costuma ser o aliado do Homem-Aranha
Nos quadrinhos, Ezequiel é um dos mocinhos! (... na maior parte.) Ele certamente tende a ter intenções egoístas, mas geralmente é aberto e raramente parece causar dor além da necessidade. The Amazing Spider-Man #506 , "O Livro de Ezekiel: Capítulo Um", apresentou o que é sem dúvida a melhor representação de Ezekiel Sims . Dá uma visão humana de Ezequiel e, ao mesmo tempo em que dá corpo à quase amizade entre Ezequiel e o Homem-Aranha, permite que Peter Parker mostre um lado de si mesmo que raramente era visto nos quadrinhos. Como Ezekiel é um dos poucos que conhece a verdadeira identidade do Homem-Aranha , ele pode se juntar a Peter e Mary-Jane (que, a essa altura, é a esposa de Peter) em sua casa, e o grupo compartilha uma experiência casual e incrivelmente divertida. -leia à noite.
Em The Amazing-Spider-Man #507, Ezekiel leva o Homem-Aranha ao templo onde ele ganhou seus poderes, com a intenção de invocar uma aranha gigante que levaria Peter como sacrifício. Veja, fazendo parte da hierarquia dos totens, Ezequiel era constantemente perseguido por seres sobrenaturais mal-intencionados que se alimentavam de membros dessa cadeia alimentar mística. Ele acreditava que, se oferecesse Peter como sacrifício, a ordem perderia o interesse em caçar Ezekiel. Reconhecendo seu egoísmo, Ezekiel admitiu para si mesmo que Peter era uma força para o bem, usando constantemente suas habilidades para ajudar os outros, e Ezekiel confrontou a aranha gigante para se sacrificar.
Mais iterações de Ezekiel apareceriam nos quadrinhos daqui para frente, às vezes como uma versão reanimada de seu eu anteriormente falecido e às vezes em histórias reiniciadas, e a narrativa circundante continuaria a tecer uma teia interconectada no Aranhaverso . A ideia dos totens ofereceu uma razão para tantos inimigos do Homem-Aranha serem relacionados com animais, embora a verdade sobre quem representava um verdadeiro totem fosse frequentemente controversa. Com os contos posteriores de Ezekiel conectando-se a personagens como Kraven, o Caçador e Camaleão, não seria surpresa se o Universo do Homem-Aranha da Sony usasse a história de Ezekiel como um fio condutor no futuro.
Os quadrinhos que inspiraram o filme não incluíam Ezekiel Sims
Como mencionado no início, Madame Teia está com uma visão diferente de sua personagem principal (pelo menos visualmente), mas Cassandra Web está com uma aparência jovem nos quadrinhos. Esse arco de história em particular parece ser de onde o filme está se inspirando. No entanto, sua opinião sobre Ezekiel Sims não se encaixa da mesma maneira. Ou seja, Ezekiel não está envolvido com a história da Marvel Comics que inspirou em grande parte o filme.
Em 1999, a Marvel Comics lançou Spider-Woman Vol. 3#1. Madame Teia reuniu três Mulheres-Aranha (Jessica Drew, Julia Carpenter e Mattie Franklin) para lutar contra sua neta (Charlotte Witter), que se tornou uma Mulher-Aranha graças ao Doutor Octopus. Ele queria usar Charlotte para derrotar todas as outras Mulheres-Aranha e, eventualmente, o próprio Homem-Aranha, mas Madame Teia e sua equipe conseguiram detê-la. Existem algumas semelhanças gritantes entre Ezekiel Sims nos quadrinhos e aquele em Madame Teia . Em uma Promo do filme, Tahar Rahim discute seu personagem, revelando que ele “procura uma tribo secreta no Peru que possui força e saúde desumanas”.
Em outras Promo, ficamos sabendo que a versão cinematográfica de Ezekiel trabalhou com a mãe de Cassandra Web quando ela estudava aranhas (e pouco antes de sua morte), o que é um elemento da criação da Sony, mas o aspecto da tribo secreta da origem de Ezekiel pelo menos se alinha um pouco. com sua tradição de quadrinhos. Rahim continuou: “Esses poderes... eles permitem que ele veja o futuro, incluindo sua própria morte”. Com o filme colocando-o contra Madame Teia e sua equipe de Mulheres-Aranha, Ezekiel assume um papel de vilão, mas, assim como seu antecessor da Marvel Comics, ele pode abrir a porta para um arco em live-action representando os totens-aranha, ampliando e conectando o Aranhaverso da Sony a um novo nível.