O Homem que Ri: Filme Clássico que inspirou a criação do Coringa cairá em domínio público

 

O Homem que Ri, um filme de 1928 que ajudou a inspirar a criação do icônico vilão do Batman, O Coringa, entrará em domínio público na segunda-feira, 1º de janeiro. Até agora, a maior parte dos comentários sobre as ofertas de domínio público deste ano centra-se no Mickey Mouse e O Vapor Willie, mas há outros livros, filmes e personagens importantes que também perderão a proteção de direitos autorais em 2024, incluindo Tigger (cuja primeira aparição em uma história do Ursinho Pooh ocorreu há 95 anos) e filmes estrelados por Charlie Chaplin, Buster Keaton e os Irmãos Marx, entre muitos outros. Com O Homem que Ri, a história e os personagens finalmente aparecerão em domínio público, décadas depois que aspectos do filme começaram a ser usados ​​de forma bastante semelhante ao domínio público.


Mesmo que não fosse óbvio que O Homem que Ri inspirou O Coringa (e é), os criadores há muito reconhecem a conexão. No filme, Conrad Veidt interpreta um homem chamado Gwynplaine, que foi desfigurado quando criança e cujo rosto está preso em um sorriso misterioso e permanente. Com pele clara e olheiras, qualquer um que não soubesse o que veio primeiro poderia facilmente confundir Gwynplaine com a primeira adaptação cinematográfica de O Coringa.


Tal como acontece com tudo sobre os primeiros dias do Batman, os criadores Bill Finger, Jerry Robinson e Bob Kane tiveram relatos conflitantes sobre quem criou quais aspectos do Coringa.


"Bill Finger e eu criamos o Coringa. Bill era o escritor" , disse Kane certa vez à Entertainment Weekly em 1994 (via Mental Floss ). "Jerry Robinson veio até mim com uma carta do Coringa. É assim que resumi. Mas ele se parece com Conrad Veidt - você sabe, o ator de O Homem que Ri, [o filme de 1928 baseado no romance] de Victor Hugo. Há uma foto de Conrad Veidt em minha biografia, Batman & Me. Então Bill Finger tinha um livro com uma fotografia de Conrad Veidt e me mostrou e disse: 'Aqui está o Coringa.'"


Essa entrevista com Kane pode ter acontecido para a Entertainment Weekly, mas, explicando por que o domínio público e a preservação de outras mídias sem fins lucrativos são tão importantes, ela só está disponível para nós através do Internet Archive, porque a EW aparentemente nunca colocou isso on-line. O entrevistador Frank Lovece sim, mas desde então parou de manter o site onde estava hospedado.


O nome de O Homem que Ri foi mencionado em vários projetos relacionados ao Batman ao longo dos anos, incluindo a minissérie de 2005 Batman: The Man Who Laughs (O Homem que Ri), de Ed Brubaker e Doug Mahnke (que contava sobre os primeiros crimes do Coringa) e o personagem Batman-Que-Ri. Criado para o enredo Dark Nights: Metal, esse personagem é um sósia multiversal do Batman que enlouqueceu depois de matar o Coringa. Como o filme é uma adaptação do romance homônimo de Victor Hugo, de 1869, as ideias subjacentes de O Homem que Ri estão em domínio público há algum tempo. Ainda assim, foi especificamente o retrato perturbador de Veidt do personagem que inspirou o Coringa.



Postagem Anterior Próxima Postagem