Scarlett Johansson toma medidas legais contra aplicativo de IA usando sua imagem

 

A estrela da Marvel Scarlett Johansson está processando uma IA porque sua imagem foi usada sem seu consentimento. Uma empresa tem usado seu nome e imagem em um anúncio de 22 segundos postado no Twitter. Lisa AI, aquele aplicativo Anuário e Avatar dos anos 90 que todo mundo usa sem pensar duas vezes, está do outro lado dessa investigação jurídica. A Variety relata que os representantes de Johansson entraram em contato e conseguiram retirar o anúncio. Dizem que seu advogado, Kevin Yorn, lidou com isso com pressa. Os usuários do Twitter viram pela primeira vez o anúncio do Lisa AI em 28 de outubro.


"Não encaramos essas coisas levianamente. Seguindo nosso curso de ação habitual nessas circunstâncias, lidaremos com isso com todos os recursos legais que tivermos" , disse Yorn à Variety.


O clipe em questão mostra sua imagem em diferentes fotos geradas por IA. Uma voz falsa imita sua fala e convida os usuários a criarem seus próprios vídeos e imagens de IA a partir de algum modelo duvidoso. Lisa AI pensou que eles estavam cobrindo suas bases com algumas letras miúdas sob o anúncio que dizia: "Imagens produzidas por Lisa AI. Não tem nada a ver com essa pessoa." Bem, pelo que parece do processo judicial, com certeza parece que agora tem algo a ver com a atriz da Viúva Negra.


Outros atores da Marvel falam contra a IA


Johansson está longe de ser a única estrela a falar sobre suas preocupações com a tecnologia de IA. O favorito dos Vingadores e Agentes da SHIELD, Clark Gregg, testemunhou perante o Congresso sobre a regulamentação da semelhança de IA e como ela se relaciona com a greve dos atores em andamento. Com o nível de modelização e informação pessoal disponível para as pessoas neste momento, parece que esta é uma questão importante para o sindicato dos atores ( SAG-AFTRA) e que terá de ser abordada nos próximos anos.


“Para ter coisas fundamentais como a sua imagem – quando você faz, digamos apenas um filme de gênero, talvez em um universo de super-heróis, são feitas varreduras intensas de você por toda parte” , disse Gregg ao The Wrap no início deste ano. “E você sabe, em algum momento, eles provavelmente serão capazes de replicar você. Isso precisa ser com sua permissão, seu consentimento, seu envolvimento.”


"Você sabe, não somos apenas informações para serem inseridas em um computador. Não é para isso que serve a humanidade. E acho que sinto que estamos lutando para manter a alma na forma de arte." ele concluiu.


Congresso americano toma medidas para limitar a IA


O Congresso até entrou em ação com sua legislação para proibir imagens não autorizadas de celebridades por IA. "No Fakes Act", também conhecido como Nurture Originals, Foster Art e Keep Entertainment Safe Act, foi introduzido recentemente por uma coalizão bipartidária do Congresso. Os senadores responsáveis ​​Chris Coons, Marsha Blackburn, Amy Klobuchar e Thor Tillis. A "No Fakes Act" permite proteções de propriedade intelectual contra a apropriação indébita de performances de voz e imagem em gravações sonoras e obras audiovisuais. Num comunicado, o presidente do sindicato dos atores, Fran Drescher, aplaudiu a medida. “A voz e a aparência de um artista fazem parte de sua essência única, e não é certo quando são usadas sem sua permissão” , disse ela. "O consentimento é a chave."


Coons também comentaria: "Criadores de todo o país estão pedindo ao Congresso que estabeleça políticas claras que regulem o uso e o impacto da IA ​​generativa e o Congresso deve encontrar o equilíbrio certo para defender os direitos individuais, respeitar a Primeira Emenda e promover a inovação da IA. e criatividade."


A liderança do sindicato dos atores, incluindo o negociador-chefe Duncan Crabtree-Ireland, também ofereceu opiniões positivas sobre a legislação: "A explosão na popularidade e na capacidade da inteligência artificial generativa inundou a Internet com músicas criadas por IA, vídeos, gravações de voz de bandas que exploram as vozes e semelhanças de nossos membros sem consentimento ou compensação. Para nossos membros, sua voz e imagem são seu sustento. Eles passam a vida inteira aprimorando seu talento e construindo seu valor. É ultrajante pensar que alguém pode minar esse valor com algumas solicitações e cliques em um teclado."



Postagem Anterior Próxima Postagem