Baseado em uma história real, o filme Minha Amiga Palma mostra um episódio que se passa em 1977, em Moscou, com a pastor alemão Palma, que é abandonada pelo dono, Igor Polski, no aeroporto da capital russa. Ela faz amizade com Nikolai, um menino de nove anos que ficou órfão de mãe e teve que ir morar com o pai, o piloto Viatcheslav, que mal conhecia.
Impedida de embarcar com o dono por não ter um certificado veterinário, Palma se esconde no aeroporto e espera todos os dias pelo avião que trará seu dono para buscá-la. Por meio de Nina, uma funcionária do aeroporto, Nikolai fica sabendo que o nome da cadela é Alma ou Palma, um dos dois, e passa a chamá-la pelo último.
Fugindo do serviço de segurança, e perseguindo incansavelmente os animais que aparecem no aeroporto, Palma se refugia no vagão do técnico Tikhonov, o pai de Nina, que cuida da cadela e não deixa ninguém machucá-la.
Minha Amiga Palma é um bom filme de aventura, que não deve em nada às superproduções norte-americanas do gênero. Ele é baseado em uma história real, assim como Sempre a seu lado (2009), inspirado na história do cão japonês Hachiko, que esperou seu dono voltar do trabalho em frente a uma estação por nove anos após a morte.
Minha Amiga Palma não se assemelha em nada às produções “caninas” da Disney ou até mesmo à história de Hachiko com Richard Gere. A cadela, inclusive, consegue estabelecer o elo emocional que falta entre o menino Nikolai e o pai, e a variedade de emoções que ultrapassa o roteiro, traição, lealdade, as coisas que são realmente importantes na vida, são um convite perfeito a este filme.
Tags
filmes