A Konami explicou por que escolheu refazer Metal Gear Solid 3 antes de qualquer outro jogo da franquia. A série Metal Gear Solid é uma das franquias mais renomadas em todos os jogos. Hideo Kojima criou uma saga realmente elegante ao longo de várias décadas e a entrelaçou com alguns dos sistemas de jogo mais ambiciosos e complexos já vistos na época de seu lançamento. Até hoje, alguns jogos não conseguem igualar a profundidade da jogabilidade da série Metal Gear Solid. Cada jogo ficou progressivamente mais ambicioso com a entrada final assumindo a tarefa assustadora de um mundo aberto completo e extenso para os jogadores fazerem coisas absolutamente selvagens.
Com tudo isso dito, muitos se perguntaram por que a Konami optou por começar refazendo Metal Gear Solid 3: Snake Eater em vez de apenas começar com o primeiro jogo. Falando ao IGN, a Konami deu um motivo exato. A editora observou que queria começar no início real da franquia, que é canonicamente Metal Gear Solid 3: Snake Eater. Além de ser apenas o ponto de partida natural, a Konami observou que os fãs queriam um remake dessa entrada em particular há algum tempo.
"Escolhemos Metal Gear Solid 3: Snake Eater porque retrata o nascimento do BIG BOSS (Naked Snake), que é o ponto de partida da série Metal Gear" , disse um porta-voz da Konami. "Outro motivo é que muitos fãs estão solicitando um remake deste jogo há muito tempo."
No momento, não sabemos se mais remakes virão. A Konami expressou abertura a esta idéia , mas aparentemente tudo será feito sem a ajuda de Hideo Kojima. O criador da série não está envolvido com este remake e não fez nenhum tipo de declaração sobre ele até agora. Kojima teve uma briga feia com a Konami em 2015.