Esta cena do 'Homem-Aranha' levou 156 tomadas para ficar certa

 

O Homem-Aranha de 2002 finalmente deu vida ao popular super-herói na tela. O ex-aluno da Marvel, X-Men, venceu o lançador de teias nas telonas por dois anos. Ainda assim, o filme épico de super-heróis de Sam Raimi, sem dúvida, realmente colocou a atual Era de Ouro dos filmes de super-heróis em alta velocidade. Uma das muitas cenas memoráveis ​​do filme ocorre logo após Peter ( Tobey Maguire ) conseguir seus poderes. Acontece no refeitório da escola e começa com Mary Jane ( Kirsten Dunst) escorregando em um suco derramado. Peter não apenas evita que Mary Jane caia no chão, mas também pega toda a comida que voou da bandeja quando eles caem de volta. Você facilmente diria que tudo foi feito em CGI. Só que não era. Isso foi puro talento de Tobey Maguire. E levou apenas 156 tomadas.


Isso mesmo. A icônica cena do Homem-Aranha levou 156 tomadas para acertar. 156 vezes essa comida caiu de cima. 156 vezes que Kirsten Dunst "escorregou" no suco. 156 vezes Maguire teve que pegá-la. Parece insano, e é difícil argumentar que não é. Até você se lembrar do autor por trás da câmera. Sam Raimi é um grande defensor de efeitos práticos em seus filmes, trazendo uma sensação natural ao seu trabalho que pode se perder em filmes pesados ​​em CGI. É definitivamente um dos elementos mais positivos do trabalho de Raimi, mas a desvantagem desse compromisso é a confiança de que tudo se encaixe. E, neste caso, tudo o que estava caindo certamente não estava no lugar.







Por que essa cena do 'Homem-Aranha' levou 156 tomadas?


Relatórios não confirmados indicam que eles iriam fazer a cena digitalmente, até que alguém teve a ideia de ficar acima da câmera e largar todas aquelas coisas, esperando que caísse bem. Pode ter sido Raimi, ou outro membro da tripulação, mas, independentemente disso, Raimi não precisou ser convencido, tornando-se insistente em realizar a façanha au naturel. O estúdio, a Sony, estava muito menos entusiasmado com a ideia. Mesmo assim, Raimi e companhia aceitaram o desafio. No comentário do filme em DVD, Kirsten Dunst iria registrar sobre o único "truque" envolvido na cena, comentando: "Não é CGI, a propósito, isso é tudo Tobey, o que é bastante impressionante. Eles usaram cola pegajosa para enfiar a mão na bandeja." Não há registro para dizer o quão perto eles chegaram do sucesso em qualquer um dos primeiros 155, nem se houve uma tomada bem-sucedida que foi arruinada pelo puro espanto e júbilo do momento. Levaria 16 horas agonizantes antes de finalmente atingir seu objetivo durante a tomada número 156.


Ao longo dessas 16 horas, Raimi se envolveu em uma briga com a Sony sobre a possibilidade de manter a cena no filme. Supostamente, a Sony sentiu que a cena consumia muito tempo e exigia muitos recursos para acertar. Mas Raimi manteve firme, não querendo ver aquela meticulosa maratona de 16 horas ser em vão. Olhando para o filme agora, é definitivamente difícil argumentar com a escolha de Raimi. O CGI não teria feito justiça à cena e, embora os efeitos CGI usados ​​fossem fantásticos para a época, existem alguns efeitos visuais duvidosos espalhados pelo filme que não envelheceram bem. No entanto, é improvável que a Sony admitisse que estava errada.




156 tomadas por uma cena memorável


No entanto, Sam Raimi conseguiu o elenco e a equipe durante aquelas 16 horas seguidas para uma tomada é incrível, mas a parte mais incrível disso é como não parece haver uma pessoa envolvida com a filmagem naquele dia que tenha uma coisa ruim a dizer sobre isso. Uma cena que está entre as maiores de todos os tempos em número de tomadas, isso é bastante notável.


A cena da bandeja é um momento memorável de um filme que mudou o jogo, um "encontro fofo" entre Peter e a garota pela qual ele sempre amou. Assista a cena abaixo.


Postagem Anterior Próxima Postagem