A equipe por trás de Final Fantasy XVI confirmou por que optou por aceitar uma janela de exclusividade cronometrada no PlayStation. Os jogos exclusivos são uma parte importante de cada console, eles definem a plataforma e ajudam os jogadores a decidir o que comprar. Se você gosta de grandes jogos multiplayer, provavelmente irá para o Xbox. Se você gosta de jogos baseados em histórias super cinematográficas, provavelmente irá para o PlayStation. No entanto, a PlayStation também fez um grande esforço para adquirir direitos exclusivos temporários para certos jogos que não são desenvolvidos por seus próprios estúdios. Silent Hill 2 Remake, Final Fantasy VII Remake e o altamente antecipado Final Fantasy XVI são todos ou foram exclusivos exclusivos para PlayStation.
Embora faça sentido que os desenvolvedores aceitem isso porque lhes dá mais dinheiro, há outros benefícios nisso. Falando com 4Gamer (via Shinobi602 ), o produtor de Final Fantasy XVI, Naoki Yoshida, falou sobre como a Sony está ajudando no desenvolvimento do jogo e observou que eles forneceram um nível "generoso" de suporte, principalmente no nível do hardware. A Sony também faz muito trabalho pesado no lado promocional e de marketing, tirando um peso dos ombros da Square Enix e tornando mais fácil focar apenas em fazer o melhor jogo possível. Dito isto, o jogo será exclusivo apenas por cerca de seis meses e depois deverá chegar ao PC. A partir de agora, resta saber se chegará ao Xbox. Dado que a Sony desempenhou um papel importante em seu desenvolvimento, pode não ser possível que ele chegue ao Xbox devido a estipulações contratuais, mas isso é pura especulação.
As pessoas esperaram anos que Final Fantasy VII Remake chegasse ao Xbox, mas ainda não aconteceu. Talvez ainda haja uma chance de que chegue antes de sua sequência, mas é algo que os fãs esperam sem lançamento à vista. De qualquer forma, é bom saber que muitos recursos estão sendo colocados nesta entrada e ajudando a torná-lo no melhor jogo possível.