Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania está agora nos cinemas e isso significa que as teorias sobre o que vem a seguir para o Universo Cinematográfico da Marvel já começaram a se formar, enquanto os fãs tentam descobrir exatamente para onde a história vai daqui. Parte da teorização vem dos eventos do próprio filme com algumas reviravoltas deixando os fãs se perguntando exatamente como passamos deste filme para Vingadores: Dinastia Kang e parte da teorização vem das expectativas dos fãs para o que o terceiro Ant- O homem que o filme deveria fazer versus o que realmente fez. Mas em algum lugar em todos os detalhes do filme, a Fase 4 do MCU antes dele, e quadrinhos em geral, há uma grande teoria que, se correta, pode mudar a forma como as pessoas veem o Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania e levar a algo maior do que a Saga do Infinito jamais poderia esperar.
Esta é, reconhecidamente, uma teoria complicada, mas o ponto crucial é este: Kang realmente já venceu e o caminho de como os heróis estão prestes a ser destruídos já foi claramente traçado para nós. Mas, para entrar nisso, temos que entrar em spoilers, portanto, avisando: grandes spoilers de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania além deste ponto.
ATENÇÃO!!! ESSA TEORIA CONTER UM GRANDE SPOILER, ENTÃO, SE NÃO QUER TER A SUA EXPERIÊNCIA ESTRAGADA, TEMOS OUTROS CONTEÚDOS INTERESSANTES QUE VOCÊ PODE LER.
No centro dessa teoria está a simples afirmação de que Kang de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania é Kang Prime e que, apesar de o público vê-lo "morrer" no filme, ele não apenas sobreviveu, mas isso faz parte do começo da sua estratégia. Para esclarecer as coisas, os heróis do filme não venceram como pensavam - nem mesmo em uma escala de "pequena batalha". A derrota de Kang no filme era seu plano e tudo vai piorar a partir daí.
Várias pistas que Kang venceu em Quantumania
Embora o filme pareça que Kang (Jonathan Majors) foi morto (ou, na melhor das hipóteses, derrotado) quando foi puxado para o núcleo de poder de sua nave, há muitas pistas que sugerem o contrário. O maior seria o mais óbvio: sem corpo, sem crime. Embora isso por si só não seja necessariamente uma arma fumegante, quando você coloca isso em contexto com algumas outras coisas no filme, você começa a ter a mesma sensação incerta que Scott (Paul Rudd) tem no final do filme. Primeiro, Scott é informado muito claramente que a morte de Kang será o começo de algo muito, muito pior, mas o pior que está por vir não está definido. Em segundo lugar, há algumas falas no filme que se destacam como sendo de interesse particular. Kang diz a Janet (Michelle Pfeiffer) que o tempo não funciona da maneira que pensamos, tão bem quanto quando alguém consegue estar fora do tempo, você pode vê-lo pela gaiola que realmente é. Isso parece muito importante, assim como a troca entre Kang e Scott, onde Kang diz a ele "Você pensou que poderia vencer" e Scott responde que os dois precisam perder.
Vamos quebrar isso por um momento. Scott está certo ao dizer que ambos têm que "perder", ou melhor, parecem perder. Enquanto Kang vencendo diretamente e saindo do Reino Quântico com sua nave e seu exército atingiria seu objetivo, Kang está jogando um jogo mais longo aqui. Digamos que ele saia e siga para seu plano maior. Esse é o tipo de coisa que causa alarme diretamente e chama a atenção imediatamente de várias formas de resistência - incluindo seus próprios inimigos que o enviaram para lá em primeiro lugar. No entanto, uma fuga disfarçada de morte lhe dá tempo e ele já afirmou que o tempo não funciona como pensamos. Esse núcleo de poder permite que ele viaje para qualquer lugar no tempo e no Multiverso, então é lógico que entrar nele permitiria que ele fizesse a mesma coisa, mas talvez não fosse detectado.
"Kang vai voltar"
A ideia de que Kang, o Conquistador, realmente venceu e usou uma "derrota" para cobrir sua fuga real, na verdade, está ligada a outra pista do filme, graças às cenas pós-créditos. A primeira cena pós-créditos (na verdade, cena do meio dos créditos) mostra a reunião do Conselho de Kang para discutir a morte de Kang, o Conquistador. Entre sua aparente morte e a morte de Aquele Que Permanece em Loki Na primeira temporada, o Conselho determina que há muito interesse no Multiverso pelos heróis da Terra-616, então eles começam a colocar em movimento sua própria revolta. Mas aqui está o que é interessante sobre essa cena. Embora a intenção seja fazer o público perceber que Kang não estava mentindo quando disse que algo pior estava por vir e sugerir que esses caras são "algo pior", se você olhar atentamente para as principais variantes apresentadas, nenhuma delas atende pelo nome Kang. Temos Scarlet Centurion, temos Rama Tut, temos Immortus. Todas as variantes, nenhuma delas com o nome "Kang". Embora a carta "Kang retornará" no final de tudo possa ser um Kang geral de tudo, parece mais provável que a carta signifique literalmente Kang, o Conquistador que acabamos de conhecer.
Isso, por sua vez, nos leva à outra cena pós-créditos, aquela em que Loki (Tom Hiddleston) e Mobius (Owen Wilson) localizam o que parece ser outra variante de Kang – Victor Timely – em algum momento do século XX . Mas aqui está o problema de Victor Timely: nos quadrinhos, Timely é na verdade Kang Prime, também conhecido como Kang, o Conquistador, disfarçado. Nos quadrinhos, ele funda a cidade de Timely, Wisconsin, mas a cidade também abriga um portal para sua base, Chronopolis. Chronopolis se parece muito com a cidade de Kang em Homem-Formiga 3. A ideia de que Kang, o Conquistador, iria se desviar para algum outro lugar na linha do tempo/Multiverso, assumir uma identidade assumida e operar silenciosamente e construir um império para si mesmo, bem, Alexa, interprete "Mastermind" de Taylor Swift porque nada disso é acidental. Enquanto o Conselho está causando confusão, os heróis serão distraídos, Timely pode fazer a maldita coisa, e acabaremos em um lugar onde Kang, o Conquistador, se revela e todo o inferno vai explodir.
Fontes não confiáveis
Agora, alguns podem argumentar neste ponto que Loki e Mobius aparecendo e localizando Timely joga uma chave no plano, assim como Scott e, por extensão, Janet sabendo sobre Kang amplamente também pode ser um obstáculo, mas olhando cuidadosamente para todos com conhecimento direto de Kang ou o Multiverso, surge um padrão: todas são fontes não confiáveis.
Por exemplo, no filme Missão: Marte de 2000, o filme mostra astronautas indo para Marte, mas a primeira missão termina com todos mortos, exceto um astronauta, Luke (interpretado pela estrela da Marvel, Don Cheadle). Uma missão de resgate é enviada, mas três dos quatro astronautas enviados passaram por uma grande tragédia e estão sofrendo ou, no caso de um deles, morreram na missão de resgate. O filme termina com os dois astronautas sobreviventes que estão passando por luto e trauma encontrando o astronauta perdido, bem como descobrindo a verdade sobre a vida na Terra e os marcianos. O único astronauta que não passou por um trauma psicológico permanece na nave. Enquanto um dos astronautas decide ir com os marcianos para sua nova casa, os outros dois voltam para a Terra, mas deixando claro que ninguém vai acreditar em sua história sobre o que viram por causa do impacto das dores e experiências tiveram em seu estado psicológico. Eles são, portanto, testemunhas não confiáveis.
Se você olhar para as pessoas que encontraram Kang - particularmente aquelas com os encontros mais diretos - todas elas estão lidando com algum tipo de trauma que as tornaria testemunhas fontes não confiáveis. Janet passou décadas no Reino Quântico. Scott passou os anos do Blip lá e teve um grande choque quando saiu e descobriu que muitas das pessoas que amava se foram. Loki literalmente morreu e tem lutado com esse conhecimento - para não mencionar todos os seus outros problemas - durante a primeira temporada de Loki .. Leve as coisas mais longe para aqueles que estão mais familiarizados com o Multiverso, a Feiticeira Escarlate (desde que ela esteja viva) já é considerada não confiável e instável por causa de, bem, tudo o que ela passou. Peter Parker/Homem-Aranha também sofreu traumas e luto em escala significativa. O Doutor Estranho usou o Darkhold e foi corrompido. América Chávez perdeu suas mães. É mais provável que cada um dos personagens tenha conhecimento prático ou pelo menos um forte senso da ameaça que Kang representa, mas é improvável que as pessoas acreditem neles porque têm "problemas". Colocando as coisas ainda mais em camadas, Scott em particular não é confiável porque está "esgotado" por assim dizer. Ele mal é um Vingador em comparação com o resto da equipe, mas se destacou como um herói graças ao seu livro.
O verdadeiro propósito da Fase 4
A ideia de que a Terra mudou em grande parte após o Blip e pode não estar pronta para acreditar que outra ameaça de nível de extinção pode estar chegando é algo que vimos algumas vezes agora – e acontece que esse pode ser o verdadeiro propósito da Fase 4. Uma das queixas comuns sobre a Fase 4 é que ela parece desconexa ou como se não houvesse tecido conjuntivo, não da maneira que os primeiros filmes da Saga Infinity faziam. No entanto, se você olhar para os filmes e séries com atenção, há de fato um fio sutil: eles funcionam como one-shots mostrando como é a realidade agora. Cada um dos projetos da Fase 4 mostra os heróis e o mundo se movendo além do pós-Blip. Até Viúva Negra, que ocorre principalmente no passado, está na verdade estabelecendo a ideia de que o mundo mudou quando chegamos ao fim e vemos Yelena lamentando sua irmã e Valentina recrutando-a para matar Hawkeye. Não estamos mais olhando para ameaças globais. Estamos olhando para uma situação de negócios como sempre, ao mesmo tempo em que obtemos dicas sobre como a sociedade também mudou. Homem-Aranha: Sem Volta para Casa revela algumas das lutas com as quais aqueles que voltaram estão lidando, algo que é ainda mais reforçado em Homem-Formiga 3 com a menção de Cassie aos sem-teto. Hawkeye nos deu "Rogers: The Musical" que ofereceu uma visão estranhamente alegre da Batalha de Nova York - uma que incluiu erroneamente o Homem-Formiga. Alguns anos depois, o mundo está tentando se afastar de seu trauma quase fingindo que nunca aconteceu ou não foi tão perturbador quanto realmente foi e esse é o ponto da Fase 4. Ela estabelece o quão diferente o mundo é agora e quão dispersos os heróis estão. É uma fase que revelou como essa realidade está preparada para alguém como Kang, o Conquistador, vir buscá-la sem saber. Isso é algo que provavelmente entrará em foco conforme nos aprofundamos na Fase 5 e além.
Muita coisa vai acontecer antes de Vingadores: Dinastia Kang.
O que tudo isso significa é que Kang está jogando um jogo muito longo e em um nível que ninguém espera. Simplificando, Kang, o Conquistador, está jogando xadrez 12-D de 6 cabeças, enquanto todos os outros mal jogam damas, enquanto tomam Coca pensando que ganharam. A realidade é que Kang está interpretando todos: os heróis que o encontraram, suas próprias variantes, o próprio tempo. E como temos vários filmes e projetos para concluir antes que Kang emerja totalmente como uma ameaça, nós, como público, provavelmente veremos exatamente como seu plano se encaixa com o Conselho indo para a guerra Multiversal e os outros heróis tendo suas próprias coisas individuais para lidar. com franquias próprias que manterão os "Vingadores" desconectados enquanto Kang coloca suas peças no lugar.
Definitivamente, Kang não perdeu em Quantumania
Na verdade, ele venceu em grande escala e nossos heróis ainda não conseguem ver. Scott estava certo, os dois tinham que perder – apenas para Kang essa derrota foi realmente a maior vitória de todas.
Tags
Teoria