O anúncio da Warner Bros. Discovery de relançar a marca DC Films como "DC Studios" veio com um anúncio de re-branding secundário silencioso, mas firme: o DCEU (DC Extended Unvierse) será oficialmente chamado de "DCU" ou " DC Universe" daqui para frente na era dos DC Studios. O diretor do Esquadrão Suicida, James Gunn, e seu parceiro produtor Peter Safran estão atuando como co-chefes da DC Studios e serão os pastores do DCU, assim como Kevin Feige supervisiona os maiores planos planos de franquia, cronogramas de produção e objetivos criativos do Universo Cinematográfico da Marvel.
O primeiro lançamento de relações públicas para a DC Studios é bastante claro em seu uso da linguagem quando se trata de se referir à franquia – claramente com um propósito específico. Aqui estão algumas das declarações dadas por Gunn, Safran e os principais executivos da Warner Bros. Discovery e/ou DC Films:
"Não poderíamos estar mais animados por ter James Gunn e Peter Safran se juntando à equipe e assumindo a liderança do Universo DC", disseram os chefes da Warner Bros. Pictures, Michael De Luca e Pamela Abdy, em um comunicado.
“A DC tem um dos personagens mais divertidos, poderosos e icônicos do mundo e estou emocionado por ter os talentos singulares e complementares de James e Peter se juntando à nossa equipe de classe mundial e supervisionando a direção criativa do célebre Universo DC ”, David Zaslav acrescentou em um comunicado.
De fato, o relatório exclusivo do THR que anunciou a mudança começou com a linha conspícua: "A hierarquia de poder no universo DC está realmente mudando" .
O "DC Extended Universe" foi um nome de marca que nunca foi realmente oficial dentro dos salões da Warner Bros. Pictures, mas parecia colado à franquia durante a maior parte de meados para o final de 2010. Tudo começou com um jornalista ( EW's Keith Staskiewicz ) brincando (zuando?) cutucando Batman v Superman em sua primeira reportagem de capa. Staskiewicz estava comentando sobre quantos personagens da Liga da Justiça o filme "Batman v Superman" estava empacotando em sua história, e se referiu ao "DC Extended Universe" em tom de brincadeira, completo com um símbolo de marca registrada piscando sobre ele: A reportagem dizia o seguinte:
"Não contentes em consolidar apenas dois ovos nesta cesta, eles também lançaram aparições de Mulher Maravilha (Gal Gadot) e Aquaman (Jason Momoa) para uma boa medida. Afinal, este não é apenas um único filme, é uma passagem para o próximo filme duplo da Liga da Justiça, para não mencionar uma série de outras atrações no roteiro DC Extended Universe™. E transformar uma franquia em um gigante em potencial não é um trabalho fácil. "É uma maratona. Não, é uma maratona dentro de uma maratona", diz Snyder. "Você conhece aquela corrida do Vale da Morte até o topo do Monte Whitney? São, tipo, 160 quilômetros e é do ponto mais baixo dos Estados Unidos continentais até o mais alto. É uma loucura. De qualquer forma, é assim."
Bem, essa piada se tornou um elemento difícil da marca DC Films – apesar das repetidas tentativas de executivos, talentos, diretores e todos os demais para esclarecer a origem do termo e refutar sua relevância. A ascensão do Twitter de filmes e plataformas de mídia social semelhantes não ajudaram, pois "#DCEU" se tornou a hashtag de marca mais clara e exclusiva para os fãs procurarem e se unirem. Por falar nisso, é difícil saber se esse novo impulso de relações públicas será suficiente para realmente aposentar o #DCEU e instalar o "#DCU" em seu lugar.
Tags
Notícia