Minutos depois que a Disney anunciou que está pausando temporariamente a distribuição de seus filmes para a Rússia, a Warner Brothers está fazendo o mesmo. Na noite de segunda-feira, a Warner anunciou que está retirando The Batman dos cinemas russos indefinidamente devido à invasão da Ucrânia pelo país.
"À luz da crise humanitária na Ucrânia, a WarnerMedia está pausando o lançamento de seu longa-metragem, The Batman na Russia. Continuaremos monitorando a situação à medida que ela evolui. Esperamos uma solução rápida e pacífica para essa tragédia." Disse a Warner Bros. em um comunicado (via Prazo).
Na manhã de segunda-feira, a Warner Brothers ainda não havia feito uma ligação sobre se continuaria com seus planos de lançar o sucesso de bilheteria na Rússia neste fim de semana. Independentemente disso, parece que a escolha da Disney de adiar toda a sua programação no país pode ter sido um fator motivador. Do jeito que está agora, a Disney está pausando o lançamento de filmes de qualquer um de seus estúdios na Rússia, incluindo Red: Crescer é uma Fera, da Pixar, que deveria ser lançado no país na próxima semana.
“Dada a invasão não provocada da Ucrânia e a trágica crise humanitária, estamos pausando o lançamento de filmes teatrais na Rússia, incluindo o próximo Red: Crescer é uma Fera da Pixar”, diz o comunicado da empresa. "Tomaremos futuras decisões de negócios com base na evolução da situação. Enquanto isso, dada a escala da emergente crise de refugiados, estamos trabalhando com nossas ONGs parceiras para fornecer ajuda urgente e outra assistência humanitária aos refugiados".
A Academia Ucraniana de Cinema tem feito uma petição para que a indústria boicote o cinema russo desde que o país invadiu a Ucrânia no início deste mês.
"Mas em um momento em que as potências mundiais impõem sanções econômicas e políticas à Federação Russa, o país continua ativo no campo cultural. Em particular, vários filmes feitos pela Rússia são regularmente admitidos nos programas da maioria dos festivais mundiais de cinema, e recursos significativos são gastos em sua promoção", diz a petição.
E acrescenta: "O resultado dessa atividade não é apenas a disseminação de mensagens de propaganda e fatos distorcidos. Também aumenta a lealdade da cultura russa - a cultura do estado agressor, que desencadeou uma guerra injustificada e não provocada na Europa central. A presença de filmes russos no programa dos festivais mundiais de cinema cria a ilusão do envolvimento da Rússia nos valores do mundo civilizado."
Batman estreia no Brasil em 3 de março.