A Microsoft anunciou que concordou em adquirir a Activision Blizzard. Como os criadores de Call of Duty, Warcraft, Candy Crush, Tony Hawk, Diablo, Overwatch, Crash Bandicoot e muito mais. Assim que o acordo for fechado, o negócio da Activision Blizzard se reportará a Phil Spencer como CEO da Microsoft Gaming. Até que a transação seja concluída, a Activision Blizzard e a Microsoft Gaming operarão de forma independente. A aquisição é descrita como uma transação em dinheiro avaliada em US$ 68,7 bilhões.
“Os jogadores de todos os lugares adoram os jogos da Activision Blizzard, e acreditamos que as equipes criativas têm seu melhor trabalho pela frente”, disse Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, como parte do anúncio. "Juntos, construiremos um futuro onde as pessoas podem jogar os jogos que quiserem, praticamente em qualquer lugar que quiserem."
É difícil descrever com precisão a magnitude do negócio, caso ele se concretize. A aquisição veria Blizzard Entertainment, Beenox, Demonware, Digital Legends, High Moon Studios, Infinity Ward, King, Major League Gaming, Radical Entertainment, Raven Software, Sledgehammer Games, Toys for Bob, Treyarch e mais relatórios para Phil Spencer.
“Os jogos são a categoria mais dinâmica e empolgante de entretenimento em todas as plataformas hoje e desempenharão um papel fundamental no desenvolvimento de plataformas metaverso”, disse Satya Nadella, presidente e CEO da Microsoft, como parte do anúncio. “Estamos investindo profundamente em conteúdo de classe mundial, comunidade e nuvem para inaugurar uma nova era de jogos que coloca jogadores e criadores em primeiro lugar e torna os jogos seguros, inclusivos e acessíveis a todos”.
De acordo com o comunicado de imprensa, o fechamento da transação está previsto para acontecer no ano fiscal de 2023. Conforme mencionado acima, as duas empresas continuarão operando de forma independente até então, e ainda precisará fazê-lo por meio de revisão regulatória, aprovação dos acionistas, e similar. O CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, continuará servindo em sua posição por enquanto. Se isso acontecer, a Microsoft se tornará a terceira maior empresa de jogos do mundo em receita com a Tencent e a Sony ainda à frente.
A aquisição da Activision Blizzard é apenas a mais recente compra de alto nível da Microsoft. A aquisição da ZeniMax Media, controladora da Bethesda Softworks, foi concluída no início de 2021.