Hugh Keays-Byrne, o ator que interpretou o "Immortan Joe" em Mad Max: Estrada da Fúria, morreu aos 73 anos. Keays-Byrne era um amado ator e diretor australiano, que também desempenhou o papel de Toecutter em o filme Mad Max original. Hugh Keays-Byrne deixa para trás um legado de notáveis papéis no cinema e na TV.
O cineasta Ted Geoghegan compartilhou a notícia da morte de Hugh Keays-Byrne com os fãs:
By all accounts, Hugh Keays-Byrne, who trained at the Royal Shakespeare Company, was an absolutely wonderful human who fought very hard for environmental and humanitarian issues. This photo of him from earlier this year says it all.
— Ted Geoghegan (@tedgeoghegan) December 2, 2020
You will ride eternal, shiny and chrome. pic.twitter.com/5Fyzdj998F
Hugh Keays-Byrne nasceu em Srinagar, na Índia controlada pelos britânicos, em 1947, antes de se mudar para a Grã-Bretanha ainda jovem. Ele gravitou em direção à atuação no palco e estava atuando na Royal Shakespeare Company em 1968, e permaneceu na empresa até 1972. Na mesma época, Keays-Byrne também conseguiu vários empregos como ator na TV, começando com Boy Meets Girl em 1967. The Royal Shakespeare A companhia o levou para a Austrália em 1973 para atuar em Sonho de uma noite de verão, de Peter Brook, o que o levou a se mudar para Austrália.
Enquanto estava na Austrália durante os anos 1970, Hugh Keays-Byrne fez o salto da tela da TV para o cinema. Ele estrelou o filme de motociclista australiano de baixo orçamento Stone em 1974, seguido por papéis firmes no cinema até o final dos anos 70, culminando com seu papel como o vilão "Toecutter" em Mad Max de George Miller em 1979. Keays-Byrne trabalhou em filmes do gênero australiano e americano durante os anos 1980 e 1990, antes de aparecer na franquia Farscape nos anos 2000.
A carreira de Keays-Byrne teve um ressurgimento tardio e inesperado no final dos anos 2000, quando George Miller voltou e o convidou para estrelar como Martian Manhunter em Liga da Justiça: Mortal. Como o filme não foi para frente, Miller trouxe Keays-Byrne com ele de volta para a franquia Mad Max, para estrelar como o vilão Immortan Joe no reboot de 2015 de Miller, Mad Max: Estrada da Fúria. A novidade de ver "Toecutter" de volta à franquia ajudou Hugh Keays-Byrne a desfrutar de algumas das maiores aclamações de sua carreira. Os fãs estavam se perguntando se Keays-Byrne poderia aparecer novamente como Immortan Joe no prelúdio de Estrada da Fúria Mad Max: Furiosa, que agora está avançando com Anya Taylor-Joy ( Gambito da Rainha), Chris Hemsworth e George Miller voltando para dirigir.