O ator de Darth Vader, Dave Prowse, faleceu aos 85 anos. A notícia foi um choque para os fãs de Star Wars em todos os lugares do mundo nessa madrugada. Notoriamente, o fisiculturista forneceu a moldura para o vilão enquanto James Earl Jones forneceu aquela voz inacreditável. Prowse passou 50 anos atuando em vários papéis, mas Vader sempre será o seu papel mais famoso. O agente de Prowse, Thomas Bowington, compartilhou algumas palavras gentis sobre o ator com a BBC .
"Que a força esteja com ele, sempre!" Bowington disse. "Embora famoso por interpretar muitos monstros - para mim e para todos que conheceram Dave e trabalharam com ele, ele foi um herói em nossas vidas." Ele chamou a tragédia prematura de "uma perda verdadeira e profundamente dolorosa para nós e para milhões de fãs em todo o mundo".
Em uma entrevista a BBC em 2013 o ator contou sobre o processo de escolha do papel de Vader. Na verdade, ele tinha que escolher Chewbacca ou o vilão, mas acabou indo para o Lado Negro da força.
“O que aconteceu na verdade é que meu agente me ligou e disse que havia um senhor na cidade chamado George Lucas que gostaria muito de ver você”, explicou ele. “Então, eu saí para vê-lo e me encontrar com ele. Ele me levou para uma sala e me mostrou todos esses desenhos conceituais. Ele disse: 'Eu gostaria de oferecer a você uma das duas partes deste filme que estou fazendo' ”.
“O primeiro é um personagem chamado Chewbacca. Eu disse: 'O que diabos é Chewbacca?' Ele passa pelo filme ao lado dos bonzinhos, entendeu? Eu ouvi isso e disse: 'Três meses em uma pele de gorila? Não, muito obrigado!'"
“O outro é chamado Darth Vader. Ele é o grande vilão do filme, entendeu? Eu disse, não diga mais nada George, farei a parte do vilão. Ele disse: 'Diga-me por quê?' Pense em todos os filmes que você já viu quando há caras bons e caras maus. Você sempre se lembra do bandido!”